[04-Dec-2018 15:04:25 UTC] PHP Fatal error: Call to undefined function add_action() in /home/mimentone/public_html/wp-content/themes/chosen/inc/customizer.php on line 4 As verdades e mitos sobre o uso de chumbo nos batons - Bonita Skip to content

As verdades e mitos sobre o uso de chumbo nos batons

Na última semana recebi uma corrente pelo WhatsApp que alertava sobre o uso de chumbo nos batons e, apesar de ser um assunto recorrente nas redes sociais, fiquei curiosa sobre um suposto teste para identificar a presença da substância no produto.

O teste consiste no seguinte: aplicar batom sobre a mão e passar uma aliança, anel, ou o que for de ouro, sobre o produto. Se escurecer, significa que o batom contém chumbo.

Intrigada, fiz o teste com o batom de uma marca que era apontada como tal, que usava chumbo em sua fórmula, e o resultado foi surpreendente: o batom realmente escureceu.

testealianca

Como nem tudo que está na internet é confiável, resolvi apurar o assunto e, para minha surpresa, a fonte médica da matéria não correspondia à especialidade que era citada.

Baseada na descoberta, fui apurar o assunto com dois dermatologistas, que desvendam os principais mitos e verdades sobre o assunto. Veja abaixo:

O CHUMBO PODE CAUSAR CÂNCER
VERDADE: Dra. Luciana Macedo: O chumbo é um metal pesado, que se acumula progressivamente na cadeia alimentar e não é eliminado com o tempo. Tóxico, cancerígeno e prejudicial ao sistema nervoso, pode afetar o sistema circulatório levando ao desenvolvimento de anemia e gerar alterações neurológicas, entre outras disfunções orgânicas.

ALGUNS BATONS TÊM CHUMBO EM SUA FORMULAÇÃO
VERDADE. Dra. Luciana Macedo: Alguns fabricantes utilizam flocos microscópicos de mica, uma formação mineral natural que, geralmente contém metais como chumbo, alumínio, cromo e magnésio. Porém, é importante esclarecer que os cosméticos passam por rigorosas avaliações e especificações definidas pela legislação nacional e internacional que garantem a segurança das fórmulas destes produtos quanto a qualquer tipo de contaminação.

O CHUMBO SÓ ESTÁ PRESENTE NOS BATONS
FALSO: Dr. Daniel Dziabas: Boa parte dos cosméticos com cor, como maquiagens e tinturas capilares, contêm mínimas quantidades de chumbo.

USAR BATOM TODO DIA É PREJUDICIAL À SAÚDE
NÃO NECESSARIAMENTE. Dr. Daniel Dziabas: A quantidade de chumbo contida nos cosméticos é regulamentada pela ANVISA (Agencia de Vigilância Sanitária), e deve ser inferior a 0,6% em tinturas capilares e menor que 20 ppm nos demais cosméticos. Considerando as baixas concentrações permitidas, a quantidade absorvida seria muito baixa e incapaz de produzir danos à saúde.

O CHUMBO AJUDA NA FIXAÇÃO DO BATOM
FALSO. Dr. Daniel Dziabas: A fixação do batom é garantida pela presença de emolientes, substâncias não tóxicas. O chumbo está presente nos pigmentos e corantes.

O TESTE DA ALIANÇA IDENTIFICA O CHUMBO
FALSO. Dr. Daniel Dziabas: O teste não é válido. O traço preto que eventualmente pode ocorrer ao esfregar o anel no batom é o resultado de um processo de oxidação do próprio ouro, e isso pode acontecer também com outros metais. Assim, o traço preto não é o resultado de uma reação do ouro com o chumbo.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *